top of page

Estimulação Sensorial com pessoas Idosas

Uma das técnicas utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com a  população idosa é a Estimulação Sensorial. Esta visa estimular os sentidos e tem como objetivo a promoção do envolvimento da pessoa com o seu ambiente, através do treino/uso das capacidades sensoriomotoras residuais.

São vários os equipamentos e estratégias utilizadas pelos terapeutas, de forma a fornecer o melhor e mais adequado aporte sensorial a cada pessoa em especifico, de acordo com as suas necessidades, interesses e características pessoais.

Ao longo deste texto desejamos esclarecer alguns princípios básicos desta técnica, quais os benefícios da mesma com a população idosa, quais os equipamentos mais utilizados e de que forma é que estes podem ser adaptados de forma low-cost.

Snoezelen, o que é?

O método de intervenção mais conhecido nesta área é o Snoezelen. Este teve origem na Holanda e vem dos termos Snuffelen - que remete para o cheirar; e Doezelen - tornar-se leve/relaxar. Sendo uma técnica de estimulação multissensorial, como o nome indica, tem como principal objetivo estimular todos os sentidos da pessoa, num ambiente calmo, controlado, relaxante e seguro.

 

Neste contexto, o utente tem a possibilidade de escolher quais os estímulos com que se sente mais calmo, que mais prazer lhe dão e que melhor promovam a sua organização, tendo total controlo do ambiente que o rodeia.

É disponibilizado à pessoa o tempo, o espaço e a oportunidade de aproveitar o ambiente da forma que melhor desejar, longe de expectativas.

A palavra chave do Snoezelen é o "sentir", ou seja, as funções requisitadas são essencialmente as sensoriomotoras, ao invés das funções intelectuais. Isto faz com que seja um ambiente menos exigente e menos agressivo do que aquele a que a pessoa está familiarizada no seu dia-a-dia.

Ao nível dos estímulos, quer visuais, auditivos, propriocetivos, gustativos, olfativos ou táteis, estes podem ser utilizados de forma combinada ou individual, de acordo com as necessidades, tolerância e interesse de cada pessoa em especifico, auxiliando e promovendo a calma, a resolução de problemas, a reorganização e a recuperação de memórias.

Colchão de água aquecida:

Este elemento proporciona estimulo tátil e proprioceptivo e pode ser utilizado para promover o relaxamento muscular, bem como a consciencialização da posição e orientação do corpo no espaço. 

Em suma, o Snoezelen pode descrever-se em quatro pontos principais:

                                                          - Criar um ambiente estimulante que aumente os níveis de consciência;

                                                          - Criar uma atmosfera interessante que encoraje a pessoa a explorar o ambiente;

                                                          - Criar um ambiente que ofereça segurança, permitindo o relaxamento físico e mental;

                                                          - Criar um ambiente não restritivo, onde a pessoa sinta que é competente para tomar iniciativa.

Sendo que estes são atingidos, através da utilização de diversos materiais direcionados ao estimulo de cada sentido em especifico. 

Principais materiais utilizados na sala de Snoezelen:

Porquê com a população idosa?

Durante o processo de envelhecimento ocorrem alterações nas funções sensoriais, como a audição, a visão ou até mesmo a capacidade de interpretar os estímulos recebidos, o que pode levar a respostas desadequadas por parte da pessoa idosa. 

Para além dos défices inerentes ao processo normal de envelhecimento, em quadros demenciais, as perdas progressivas das funções cognitivas e intelectuais levam a que o sistema sensorial seja o meio primordial para a comunicação com o ambiente envolvente, sendo indispensável a estimulação controlada dos sentidos.

Colunas de água:

Estimulam o sistema visual, facilitando, por exemplo, a capacidade do utente seguir objetos. Promovem ainda estimulo tátil, devido às suas vibrações.

Fibras ópticas e projetores de luzes e imagens:

Ambos promovem estímulos visuais. Contudo , os projetores ainda adicionam o efeito rotativo de cores ou imagens,  através de discos giratórios com diferentes temas (oceano, floresta...)

Todos estes equipamentos possuem controlos que os utentes podem utilizar para tornar sala mais acolhedora às suas necessidades.

Os controlos possibilitam a mudança de cores da sala, a frequência com que determinados equipamentos "piscam", qual a música ambiente apresentada, etc...

Isto possibilita que os utentes se sintam seguros e tranquilos num ambiente criado por si, proporcionando ainda a compreensão do processo causa-efeito.

 

Podem ser ainda estimulados o paladar e olfacto através do usos de caixas de cheiros, incensos e de alimentos, tendo sempre em atenção a higiene e segurança do utente. 

Estimulação Sensorial Low-cost

Umas das grandes contrapartidas dos equipamentos de estimulação sensorial apresentados é o seu elevado custo, que muitas vezes as instituições não conseguem suportar. Assim, tendo em conta que uma das características dos terapeutas ocupacionais deve ser a adaptação, o terapeuta pode construir, ou encontrar outras soluções para chegar ao mesmo objetivo.

Existem materiais de baixo custo que se podem construir/comprar que fornecem estímulos semelhantes aos equipamentos acima descritos.   

Estímulos visuais: Garrafas sensoriais | Tubos de luzes | Lâmpadas LED rotativas |  Lâmpada de luz negra 

Estímulos olfativos: Óleos de massagem com cheiros | Difusores com cheiros suaves | Incensos

Estímulos táteis: Massageadores portáteis | Cubos de texturas 

Estímulos auditivos: Colunas com músicas calmas | Paus de Chuva DIY 

Bibliografia:

  • Martins. A. (2011). Snoezelen com Idosos - Estimulação sensorial para melhor qualidade de vida. Forbrain.

  • Sánchez, F., Abreu, M.(s.d.). Beneficios da Terapia Snoezelen em utentes com Demência.  VI Complemento de Formação de Enfermagem

  • Black Facebook Icon

© 2017 by Crónicas Ocupacionais created with Wix.com

bottom of page