CRÓNICAS OCUPACIONAIS
Terapia Ocupacional
Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como principal objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida de pessoas de todas as idades, capacitando-as para a ocupação.
​
Para isso, tem em conta o desempenho e o envolvimento ocupacional de cada pessoa, nas ocupações que considere mais significativas, avaliando e intervindo ao nível de três dimensões: a pessoa, a ocupação e o ambiente.
​
O Terapeuta Ocupacional pode desempenhar funções em hospitais, clínicas, centros de saúde, jardins-de-infância, escolas, IPSS’s, cooperativas de ensino e reabilitação de crianças inadaptadas, centro de recursos para a inclusão, centros de atividades ocupacionais, empresas de produtos de apoio, instituições de saúde mental, prisões, centros de dia, lares, unidades de cuidados continuados ou em qualquer local onde exista uma pessoa com problemas ocupacionais.
​
Embora os Terapeutas Ocupacionais não pertençam a uma Ordem, estão inseridos nos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e são representados pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) - http://www.ap-to.pt/
​
Pode ser obtida a Licenciatura em Terapia Ocupacional nas seguintes Instituições de Ensino Superior:
​
-
Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA)
-
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Beja (IP Beja)
www.ipbeja.pt/Paginas/default.aspx
-
Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Leiria (ESS Leiria)
-
Escola Superior de Saúde do Porto (ESS Porto)
